domingo, 1 de janeiro de 2017

Reclamações americanas sobre o Brasil


Resultado de imagem para Lixo calçadas

Lendo um texto, publicado num blog, de um norte-americano sobre o Brasil, acabei concordando com o mesmo, quase em sua totalidade deixando de lado qualquer arroto ufanista, ou nacionalista.
Claro, que americanos do norte vivem situações e possuem alguns costumes um tanto piores, mas para uma analise honesta eu deveria morar lá por um período, o que jamais acontecerá, Jamais iria para um país, o qual me manda para uma fila, onde analisam se você pode, ou não entrar em seu território, quando eles  mesmos, costumam arrombar as portas de outros países de onde só saem após causar morte e devastação total. 
Mas vamos às anotações do americano e nossas considerações 

1. Os brasileiros não têm consideração com as pessoas fora do seu círculo de amizades e muitas vezes são simplesmente rudes. Por exemplo, um vizinho que toca música alta durante toda a noite… E mesmo se você vá pedir-lhe educadamente para abaixar o volume, ele diz-lhe para você ir se fu… E educação básica? Um simples “desculpe-me”, quando alguém esbarra com tudo em você na rua simplesmente não existe.

Acredito que esse item é auto-explicativo. Portanto sem retoques. 


2.Os brasileiros são agressivos e oportunistas, e, geralmente, à custa de outras pessoas. É como um “instinto de sobrevivência” em alta velocidade, o tempo todo. O melhor exemplo é o transporte público. Se eles veem uma maneira de passar por você e furar a fila, eles o farão, mesmo que isso signifique quase matá-lo, e mesmo se eles não estiverem com pressa. Então, por que eles fazem isso? É só porque eles podem, porque eles veem a oportunidade, por que eles querem ganhar vantagem em tudo. Eles sentem que precisam sempre de tomar tudo o que podem, sempre que possível, independentemente de quem é prejudicado como resultado.

A Lei de Gerson ficou famosa na ditadura, levar vantagem a qualquer custo se tornou cultura nacional. Os transportes são ruins porque assim dão lucro e pobre é tratado como problema, ou mão de obra, não como cidadão. 

3.Os brasileiros não têm respeito por seu ambiente. Eles despejam grandes cargas de lixo em qualquer lugar e em todos os lugares, e o lixo é inacreditável. As ruas são muito sujas. Os recursos naturais abundantes, como são, estão sendo desperdiçados em uma velocidade surpreendente, com pouco ou nenhum recurso.

Essa é uma questão cultural. Outra. É também uma questão econômica de fiscalização e falta de cumprimento nas leis. 

4.Brasileiros toleram uma quantidade incrível de corrupção nos negócios e governo. Enquanto todos os governos têm funcionários corruptos, é mais comum e desenfreado no Brasil do que na maioria dos outros países, e ainda assim a população continua a reeleger as mesmas pessoas.

Brasileiro adora a corrupção, vota em corrupto e se diz honesto. É comum elegerem condenados, cassados, e notoriamente enriquecidos com dinheiro do povo. Quando manipulados saem às ruas para fingirem honestidade. 

5.As mulheres brasileiras são excessivamente obcecadas com seus corpos e são muito críticas (e competitivas com) as outras.

Basta ver a quantidade de academias. Infelizmente só cuidam do corpo.

6.Os brasileiros, principalmente os homens, são altamente propensos a casos extraconjugais. A menos que o homem nunca saia de casa, as chances de que ele tenha uma amante são enormes.

Ai entram juntas a latinidade e a ignorância. 

7.Os brasileiros são muito expressivos de suas opiniões negativas a respeito de outras pessoas, com total desrespeito sobre a possibilidade de ferir os sentimentos de alguém.

Também apenas questão de ignorância. Nosso povo não tem noções básicas de filosofia, sociologia, psicologia social e são altamente incultos. 

8.Brasileiros, especialmente as pessoas que realizam serviços, são geralmente malandras, preguiçosas e quase sempre atrasadas.

Essas pessoas foram levadas a isso pela falta de instruções e baixa remuneração. São mantidas como trabalhadores baratos assim fazem de conta que trabalham, pois os contratantes fazem de contas que pagam. 

9.Os brasileiros têm um sistema de classes muito proeminente. Os ricos têm um senso de direito que está além do imaginável. Eles acham que as regras não se aplicam a eles, que eles estão acima do sistema, e são muito arrogantes e insensíveis, especialmente com o próximo.

A leis aqui são feitas para ricos e brancos ricos. Começa na polícia e termina no Forum. Pobre é pobre. Leis são para preservar privilégios dos ricos.

10.Brasileiros constantemente interrompem o outro para poder falar. Tentar ter uma conversa é como uma competição para ser ouvido; uma competição de gritos.

E só falam bobagens. A cada 100 pessoas é difícil encontrar uma em condições de discutir.

11.A polícia brasileira é essencialmente inexistente quando se trata de fazer cumprir as leis para proteger a população, como fazer cumprir as leis de trânsito, encontrar e prender os ladrões, etc. Existem Leis, mas ninguém as aplica, o sistema judicial é uma piada e não há normalmente nenhum recurso para o cidadão que é roubado, enganado ou prejudicado. As pessoas vivem com medo e constroem muros em torno de suas casas ou pagam taxas elevadas para viver em comunidades fechadas.

Basta assistir a Lava-Jato, programa da Globo, com altos índices de audiência, onde um juiz só manda prender um lado e ajuda a vender o Brasil para multinacionais. Ainda assim ele continua juiz e o país vai sendo delapidado. O povo é tão ignorante que o tem como herói. 

12.Os brasileiros fazem tudo inconveniente e difícil. Nada é simplificado ou concebido com a conveniência do cliente em mente, e os brasileiros têm uma alta tolerância para níveis surpreendentes de burocracia desnecessária e redundante. Brasileiros pagam impostos altos e taxas de importação que fazem tudo, especialmente produtos para o lar, eletrônicos e carros, incrivelmente caros. E para os empresários, seguindo as regras e pagando todos os seus impostos faz com que seja quase impossível de ser rentável. Como resultado, a corrupção e subornos em empresas e governo são comuns.

Os impostos altos são um equilíbrio encontrado pelo estado de direita, para que ricos paguem impostos baixos e empresários possam sonegar. Existe aqui uma lei: "se você pode complicar, porque irá simplificar". 

13.Está quente como o inferno durante nove meses do ano, e ar condicionado nas casas não existe aqui, porque as casas não são construídas para ser hermeticamente isoladas ou incluir dutos de ar.

Ai a primeira discordância. Somos um país tropical e essa histeria por ar condicionado é um modismo importado. 

14.A comida pode ser mais fresca, menos processada e, geralmente, mais saudável do que o alimento americano ou europeu, mas é sem graça, repetitivo e muito inconveniente. Alimentos processados, congelados ou prontos no supermercado são poucos, caros e geralmente terríveis.

Nosso alimento é produzido por grandes latifundiários e com grande quantidade de pesticidas. As autoridades se calam. 

15.Os brasileiros são super sociais e raramente passam algum tempo sozinhos, especialmente nas refeições e fins de semana. Isso não é necessariamente uma má qualidade, mas, pessoalmente, eu odeio isso porque eu gosto do meu espaço e privacidade, mas a expectativa cultural é que você vai assistir (ou pior, convidar amigos e família) para cada refeição e você é criticado por não se comportar “normalmente” se você optar por ficar sozinho.

Outra questão cultural, que envolve a latinidade e o clima


16.Brasileiros ficam muito perto, emocionalmente e geograficamente, de suas famílias de origem durante toda a vida. Como no #16, isso não é necessariamente uma má qualidade, mas pessoalmente eu odeio porque me deixa desconfortável e afeta meu casamento. Adultos brasileiros nunca “cortam o cordão” emocional e sua família de origem (especialmente as mães) continuam a se envolvido em suas vidas diariamente, nos problemas, decisões, atividades, etc. Como você pode imaginar, este é um item difícil para o cônjuge de outra cultura onde geralmente vivemos em famílias nucleares e temos uma dinâmica diferente com as nossas famílias de origem.

Outra diferença cultural causada pela latinidade. Não é necessariamente um defeito. 

17.Eletricidade e serviços de internet são absurdamente caros e ruins.

Todo o sistema de energia e comunicações foi privatizado nos anos 90. Temos hoje os piores serviços pelos mais altos preços. O governo atual ainda ajuda as empresas, tirando da cultura para dar a empresários do setor. Os pobres pagam a conta e agencias reguladoras foram criadas para ajudar empresários e prejudicar o povo. 

18.A qualidade da água é questionável. Os brasileiros bebem, mas não morrem, com certeza, mas com base na total falta de aplicação de leis e a abundância de corrupção, eu não confio no governo que diz que é totalmente seguro e não vai te fazer mal ao longo prazo.

Empresas como Sabesp foram parcialmente privatizadas, precisam ter lucro as custas do povo. Estão na bolsa de Nova Iorque, para dar lucro a americanos. Nossa água está sendo vendida. Coca-Cola, Danone e Nestle são as donas das principais fontes. Esse é um tipo de capitalismo proposto para assassinar as próximas gerações. 

19.E, finalmente, os brasileiros só tem um tipo de cerveja (aguada) e realmente é uma porcaria, e claro, cervejas importadas são extremamente caras.

Brasileiro adora ser enganado. É uma espécie de corno social. 

20.A maioria dos motoristas de ônibus dirige como se eles estivessem tentando quebrar o ônibus e todos dentro dele.

Ganham mal, são mal treinados e trabalham  com raiva. 

21.Calçadas no meu bairro são cobertos com urina e cocô de cães que latem dia e noite.

Incomodar o outro é normal por aqui. 

22.Engarrafamentos de Três horas e meia toda vez que chove.

Obras mal feitas, não feitas e superfaturadas, além das construções em locais inadequados, com licenças vendidas. 

23.Raramente as coisas são feitas corretamente da primeira vez. Você tem que voltar para o banco, consulado, escritório, mandar e-mail ou telefonar 2-10 vezes para as pessoas a fazerem o seu trabalho.

A burocracia e a incompetência também gera lucros. 

24.Qualidade do ar muito ruim. O ar muitas vezes cheira a plástico queimado.

Assunto que poderia ser solucionado pelo Ministério Público

25.Ir a Shoppings e restaurantes são as principais atividades. Não há nada pra fazer se você não gastar. Há um parque principal e está horrivelmente lotado.

Hilário. Brasileiro realmente acredita que shopping é local de diversão e cultura. Mas americano é igual. 

26.O acabamento das casas é péssimo. Janelas, portas , dobradiças , tubos, energia elétrica, calçadas, são todos construídos com o menor esforço possível.

Como se diz desde o Império, tudo feito nas coxas. Um construtor entrega uma residencia inacabada, ou  mal acabada. Nunca um juiz o colocará na prisão.  

27.Árvores, postes, telefones, plantas e caixas de lixo são colocados no centro das calçadas, tornando-as intransitáveis.

Não existe fiscalização municipal. 

28.Você paga o triplo para os produtos que vão quebrar dentro de 1-2 anos, talvez.

As leis protegem as empresas. 

29.Os brasileiros amam estar bem no seu caminho. Eles não dão espaço para você passar.

E quando você consegue passar eles se sentem ofendidos. 

30.A melhor maneira de inspirar ódio no Brasil? Educadamente recusar-se a comer alimentos oferecidos a você. Não importa o quão válida é a sua razão, este é considerado um pecado imperdoável aos olhos dos brasileiros e eles vão continuar agressivamente incomodando você para comê-lo.

Verdade...

31.As pessoas vão apertar e empurrar você sem pedir desculpas. No transporte público você vai tão apertado que você é incapaz de mover qualquer coisa, além da sua cabeça.

Transportes são para dar lucros, foda-se o povo!

32.O Brasil é um país de 3° mundo com preços ridiculamente inflacionados para itens de qualidade. Para se ter uma ideia, São Paulo é classificada como a 10ª cidade mais cara do mundo. (New York é a 32ª).

É caro porque existem idiotas que pagam


33.Zero respeito aos pedestres. Sim, eles não param para você passar. Na melhor das hipóteses, eles vão buzinar.

Mais uma questão cultural. Aqui é possível matar no transito e continuar dirigindo. Basta ser rico. Ex.: Thor Batista. 

34.Nem pense em dizer a alguém quando você estiver viajando para o EUA. Todo mundo vai pedir para você trazer iPods, X-Box, laptops, roupas, itens de mercearia, etc. em sua mala, porque eles são muito caros ou não disponíveis no Brasil.

Verdade irretocável. Adoram espelhinhos de fora. 

35. Todas as cidades brasileiras (com exceção talvez do Rio e o antigo bairro do Pelourinho em Salvador) são feias, cheias de concreto, hipermodernas e desprovidas de arquitetura, árvores ou charme. A maioria é monótona e completamente idêntica na aparência. Qualquer história colonial ou bela mansão antiga é rapidamente demolida para dar lugar a um estacionamento ou um shopping center.

Tudo por dinheiro. O pior é o povo comprando essa ideia.