terça-feira, 19 de novembro de 2019

VAI PRA CUBA COMUNISTA.


-VOU...

" Havana habita o imaginário de viajantes do mundo inteiro – seja daqueles que por aqui passaram e se encantaram com a inestimável beleza da capital cubana ou daqueles que ainda não puderam ter o privilégio de visitá-la, mas que sonham com as vibrantes e calientes ruas de “la niña bonita de la colônia”, como era chamada pelos colonizadores espanhóis."

Resultado de imagem para cuba"



CUBA é o ultimo redutos comuna... a ultima cidade que se pode andar livremente, andar livremente? Estranho isso, diziam que não havia liberdade lá. Pelo que sei, não posso andar livremente no centro de SP, no RIO, em São Francisco, em Los Angeles... Mas a coxinhada, principalmente ianques terroristas, estão andando livremente e emporcalhando Havana com seus costumes e cultura deplorável.
Cuba é um lugar onde todos possuem atendimento de saúde e os médicos se formam para salvar vidas. Não para ganhar muito dinheiro. Apenas querem cumprir o juramento que fizeram... Estranho isso, um país antiquado sem plano de saúde privado. Aqueles de 900 reais para velhos, que ganham 900 reais de aposentadoria.
Outra coisa muito estranha em CUBA é a falta de crianças nas ruas. Elas estão nas escolas, depois vão brincar nas ruas...Só brincar. Nem joguinho de internet eles tem...Não sei como eu faria com meu filho lá, ele já tem todos os vícios do capitalismo. É claro, eu sou culpado. No ano passado eu estive com ele em Canavieiras, na Bahia, estávamos numa rua cheia de crianças brincando a noite. E ele perguntou se aquilo era normal. Imagino ele em Cuba, tendo que estudar, brincar, conversar fisicamente com amigos, ir a teatros, pesquisar em bibliotecas...
Acho que a educação, a cultura, a escola e o atendimento na saúde, além da segurança e moradia, não fazem de Cuba, um bom país. Falta a liberdade...
Falta a liberdade da emoção de se perder na entrada do Rio, numa das saídas da Avenida Brasil, sem saber se vamos ser assaltados, ou executados. Não tem a emoção da bala perdida, se ela vai te encontrar. Não dá para saber se vai ter arrastão, como na Rodovia dos Imigrantes e a emoção de dar um cavalo de pau no carro e sair pela contra-mão. E depois de velho? Não se sabe nem como fazer um bico para descolar um café com leite.
Esse país sem democracia é terrível. Como não ter o direito de eleger um Dória, um Bolsoneura, um Witzel, um ACM Neto, um Aécio, gente da melhor espécie, cristãos de boas famílias.
Havana fez 500 anos no dia 16 de novembro. Temo que essa invasão de ianques terroristas e classe média ignorante possa contaminar seu povo. Havana é uma das cidades antigas, mais preservadas que existe. Já imaginaram o que as grandes imobiliárias não fariam lá? iam acabar com aqueles prédio velhos e transformar aquela ilha num novo point do Caribe. Até trafico de drogas levariam e muitos teatros velhos poderiam se transformar em igrejas evanjegues. Lindas como o Templo de Salomão.
Sendo permitido a entrada definitiva de canalhas, digo classe média cristã e de boas famílias, as donas de casa poderiam se transformar em domesticas, mas quase da família, é claro. Suas filhas até poderiam servir os chefe da família tradicional em horas vagas.
Fui hoje ver passagens para Havana, antes que os coxas ianques e seus imitadores do terceiro mundo, contaminem o povo cubano com seus bons costumes.
Estou fazendo contatos com amigos para tentar entrevistar algumas autoridades de lá e saber como vão lidar com isso. Os senhores de boas famílias vão dizer que eu sou alarmista e não quero ver a modernidade chegar lá, assim como querem levar para os índios do Xingu. Modernidade, doenças, crimes, desemprego, moradores de rua, drogas, igrejas, todas essas boas coisas do neoliberalismo. Isso sim é liberdade e modernidade.
Por enquanto ainda torço por Cuba Libre, libre de los coxinhas, bolsominions e trumpetes ... Comprei minhas passagens e aguardo para finalmente conhecer Cuba, uma viagem que tem sido adiada desde 1979... Agora vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário